segunda-feira, 23 de março de 2015

Voltinha ao cabo Espichel dia 2

8 da manhã, quase 12 horas depois de se deitarem, os miúdos acordaram!

A noite foi bastante ventosa, amainando apenas de manhãzinha. De qualquer forma dormimos muito bem na tenda. Procurámos um lugar protegido do vento e com o sol a bater e tomámos o pequeno-almoço. A Nana, no seu jeito curioso disse que parecíamos "pobrezinhos". Santa inocência, saberá mais tarde que são experiências riquíssimas!!

Loiça do jantar e do pequeno-almoço lavada e a secar ao sol!

"parecemos pobrezinhos"

A malta da PROVE chegou à quinta depois de lavarmos a loiça e arrumarmos campo. Fomos perguntar se podíamos ajudar e os meninos estiveram a ajudar a dar de mamar a um borreguito que foi rejeitado pela mãe-ovelha. A Suzy pediu um nome para os borreguinhos, aos quais o Gugas e a Nana responderam "Brócolo & Alface", alterando para "Bart & Lisa" mais tarde.

A malta que estava a "encabazar" estava em modo "linha de produção". Via-se que tinham o processo bem definido e que era tudo muito automático. Qualquer tentativa de tentar ajudar provocava um atraso enorme e então decidimos dar uma volta: ir visitar o Cabo Espichel!

Saímos da quinta com as garrafas/bidon para encher e o lixo não orgânico para despejar. Mal sabíamos da subida que nos esperava. São 2Kms até a Azóia, parecido com a subida de Algés para Linda-a-Velha, mas com maior declive e em estradão! Vale pelas vistas!

Chegados à Azóia, fomos beber um café (devíamos ter bebido no Cabo Espichel). Enteirámo-nos da vida na Azóia. Sabíamos que já não havia pão, que a maioria do comércio ia fechar à tarde para irem ao carnaval e perguntámos onde podíamos almoçar (caso não quiséssemos cozinhar).

Com isto seguimos para o Cabo. Zona normalmente ventosa, estava brutalmente ventosa. Prendemos as bicicletas e fomos visitar o Terreiro do Cabo Espichel, a igreja de Nª Srª do Cabo, ver a vista para a vista para a baía dos Lagosteiros perto da ermida da memória.

Estava a ver que a Nana voava!

Íamos voando e as as bicicletas do Gugas e da Cris chegaram a ser projetadas para o chão. O desviador dianteiro da Cris bateu num pilarete e deixou de funcionar!!!!

Ainda fomos até ao farol, mas o vento estava danado!

Voltámos para a Azóia a muito custo e decidimos almoçar por lá mesmo, no Retiro dos Amigos.

Fomos muito bem recebidos, almoçámos mesmo bem e barato! Depois ainda comprámos uns bens na mercearia para o jantar, onde nos ofereceram uma alface. Ainda enchemos as garrafas/bidon. Gente boa.

Fomos a uma queijaria comprar queijinhos frescos, onde o Gugas ficou a saber o que é necessário para fazer queijo...e o cheiro de uma queijaria!!!

Voltámos à quinta, desta vez a descer pelo estradão.

Ficámos pela quinta a passear, brincar, jogar, fazer TPC (Gugas), lanchar e preparar o jantar.

Lanchinho enquanto se prepara o jantar

Fizémos sopa e wraps de vegetais com queijo fresco.

Sopa do campo

Wraps de vegetais

Seguiu-se o habitual jogos noturnos dentro da tenda, xixi, cama.